- Material impresso (tabuleiro e as cartas com as perguntas); - dado; - cartolina (para colar as questões) ou papel fotográfico; - cola, tesoura; - pinos (para avançar as casas); - folha (para rascunho); - lápis e borracha.
Estimular o pensamento independente, a criatividade, a capacidade de resolver questões contextualizadas e recordar os conteúdos estudados.
Grupos de 4 a 5 alunos (de acordo com a quantidade de alunos que há na classe).
Ano final do ensino fundamental (9o ano).
O jogo das cartas é composto por um tabuleiro contendo 50 casas, onde cada casa representa uma questão (da Prova Brasil) para ser respondida.
A classe será “dividida” de acordo com a quantidade de alunos; os jogadores lançarão o dado e quem obtiver maior número dará início ao jogo.
Embaralhar as cartas antes de dar início à partida.
Os participantes lançarão o dado e avançarão as casas de acordo com o número que “saiu” no dado (se responder corretamente) e quem chegar até a casa “fim” vence o jogo.
1. Cada jogador colocará seu nome em uma folha de papel sulfite para utilizá-la como rascunho;
2. Cada aluno deverá registrar em seu rascunho a resolução de cada questão que ele respondeu;
3. Após se organizarem em grupo, os jogadores lançarão o dado e quem obtiver maior número dará início ao jogo;
4. As cartas serão embaralhadas uma única vez por partida, e ao resolver a questão que está na carta, o jogador joga o dado para saber quantas casas irão avançar e se ele não responder a pergunta corretamente, ele não avançará a(s) casa(s), ou seja, ele continua onde está.
5. O jogador que chegar primeiro na casa “fim” vence o jogo.
6. Observação: o número que está no canto superior direito da carta não se refere a “casa” do tabuleiro; ele é apenas para facilitar “na hora” de conferir a resposta do gabarito.
Tabuleiro
Dado
Cartas